Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

Apóstolo João

João é conhecido como o mais chegado de Cristo, o apóstolo do amor. Mas por que ele é visto desta forma? João acompanhou Jesus até mesmo na hora de sua morte e esta foi uma atitude ousada, já que poderia ter sido preso por andar com Jesus. Ele foi o único apóstolo a permanecer aos pés da cruz e por isso Jesus entregou Sua mãe aos cuidados dele (João 19:26-27).
João era irmão de Tiago, filho de Zebedeu (Marcos 1:19). Eles trabalhavam para o pai, consertando redes no barco, quando Jesus passou por eles e os chamou para segui-Lo, pedido que foi imediatamente atendido. Um exemplo de prestatividade.
João se tornou amigo de Jesus, mas antes disso largou sua vida e andou com ele. Eles se conheceram mais, conforme o tempo passava, e as experiências com o poder de Deus, expressadas na vida de Cristo, ficavam cada vez mais evidentes. Não é assim quando se começa uma amizade? Leva-se um tempo para alcançar um nível de zelo, compromisso e consolo no relacionamento. E foi isso que aconteceu entre eles.
O apóstolo do coração parece ter sido um jovem compulsivo, até porque foi o próprio Jesus que apelidou Tiago e João de “filhos do trovão” (Marcos 3:17). Eles foram chamados para serem dois entre os doze apóstolos para falar de Deus para toda criatura.
O amor desenvolvido entre Jesus e João indica que Ele quer ter esta amizade também com pessoas como nós. Esta intimidade entre eles fica evidente no evangelho de João, escrito por ele mesmo, no que se revela o mais pessoal e íntimo dos livros.
É isso que Deus deseja: uma amizade incorruptível e verdadeira conosco.  É uma relação de fidelidade mútua. João foi até o fim ao lado de Jesus, mesmo correndo o risco de ser preso.
João cuidou da mãe  de Jesus enquanto pastoreou a congregação em Éfeso, e ela morreu ali. Ele foi preso e exilado na Ilha de Patmos por proclamar o nome de Jesus. E foi lá que recebeu revelações vívidas de Deus sobre o final do mundo, em que Jesus é vencedor e seu povo está do seu lado. Essas visões davam aconchego a uma igreja primitiva que sofria por causa de sua fé.
As revelações também fortalecem aqueles que sofrem por amor a Cristo, com preconceitos e decepções nos dias de hoje. O livro do Apocalipse, escrito pelo apóstolo do amor, traz esperança para um futuro cada vez mais próximo (Apocalipse 1:3).
As visões e a morte natural de João mostram o quanto Jesus tinha por ele um amor e uma forte amizade. Antes que ele morresse, Deus ainda o usou para dar esperança ao seu povo.
Que este exemplo fidedigno de amizade e de amor ao próximo esteja latente em nossas vidas. Que sua amizade com Cristo seja cada dia mais forte, a ponto dEle nos usar como canais de bênçãos para outras pessoas, em qualquer lugar ou situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário